Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Essa dica é: Acompanhamento nutricional.


A nutrição tem vindo cada vez mais a ser reconhecida como um componente chave para uma performance desportiva ótima, com a ciência e a prática da nutrição desportiva a desenvolverem-se rapidamente.

Entre todos os atletas profissionais, os praticantes de musculação são dos que mais dependem da nutrição, pois é difícil construir grandes quantidades de músculo e obter um físico definido sem uma boa planificação dietética, combinada com um plano de treino adequado.

Vários atletas, incluindo culturistas, não dispensam a ajuda de um nutricionista desportivo para preparar o plano alimentar adequado para enfrentar as competições e ajudá-los a manterem-se no rumo certo.

Algumas pessoas podem pensar que isso é inútil, ou que são capazes de o fazer sem a ajuda de terceiros, mas vários estudos demonstram o acompanhamento nutricional proporciona resultados mais expressivos, num período de tempo mais curto.

 

Alguns estudos…


Um desses estudos pretendeu avaliar os efeitos do acompanhamento nutricional na composição corporal de atletas de elite que pretendiam ganhar peso.

Para esse efeito, colocaram, de forma aleatória, 21 atletas (de variados desportos) em dois grupos; Ao longo de 8-12 semanas, os dois grupos realizaram treinos com pesos, mas um recebeu aconselhamento nutricional (1x/semana) e seguiu um plano alimentar que proporcionava um excedente calórico de 506 kcal/dia, enquanto o outro não recebeu aconselhamento.

O grupo que recebeu aconselhamento ganhou mais peso (4,3%) e massa magra (+2,8%) no final da intervenção e após 12 meses (6% de peso e 4,4% de massa magra).

Em comparação, o grupo que não recebeu aconselhamento, não obteve qualquer aumento de peso, nem de massa magra.

Os investigadores afirmaram:

O grupo que recebeu aconselhamento nutricional foi capaz de aumentar e manter o peso corporal e a massa magra após o período de intervenção. Portanto, o foco no acompanhamento nutricional, juntamente com o treino de força, parece ser preferível para obter um aumento de peso duradouro em atletas.

Outro estudo também pretendeu avaliar o efeito do aconselhamento nutricional na composição corporal e na performance de jogadores de basebol.

Após 12 semanas, o grupo que recebeu aconselhamento obteve uma redução da massa adiposa e uma tendência para maiores aumentos da massa magra, comparativamente ao grupo controlo.

 

Acompanhamento nutricional personalizado

 

 


A literatura científica sugere que a nutrição tem uma grande influência na magnitude das adaptações ao treino. De facto, verificou-se que ingestão alimentar optimizada e o uso de estratégias nutricionais adequadas pode proporcionar melhorias ao nível da composição corporal, força, resistência muscular e no desempenho atlético.

Para além disso, a importância do aconselhamento individualizado ou personalizado tem vindo a ser cada vez mais reconhecida, com estratégias dietéticas a variarem de acordo com o desporto específico de cada atleta, objetivos pessoais e particularidades individuais, incluindo preferências alimentares.

De referir que o uso de determinados suplementos dietéticos também pode melhorar a performance e a composição corporal, desde que sejam usados da forma adequada.

Embora as consultas a um nutricionista impliquem um investimento monetário relativamente significativo, este profissional poderá ajudá-lo a poupar dinheiro em suplementos ineficazes ou inadequados para os seus objetivos, na aquisição de livros de “dietas da moda” e de “super-alimentos” não adequados para as suas características individuais. Desta forma, também irá evitar estratégias nutricionais potencialmente prejudiciais para a sua saúde.

Concluindo, e assumindo que treina de forma adequada, se realmente pretende obter os melhores resultados no menor período de tempo, recomendamos vivamente que obtenha acompanhamento nutricional personalizado por parte de um nutricionista credenciado.



Fonte: Musculação.Net

PRECISANDO DE ORIENTAÇÕES ON LINE? 

ENTENDA O QUE É E COMO FUNCIONA CONSULTORIA ON LINE.

 
Sobre a consultoria online
 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog